domingo, 19 de janeiro de 2014

As praxes nunca irão acabar...

...porque são a desculpa perfeita para justificar as atitudes estúpidas e inconscientes dos alunos universitários.
Porque tudo o que acontece de mal, torna-se muito fácil dizer: "A culpa é da praxe".


19 comentários:

Roger disse...

Fiquei sem perceber: és contra ou a favor da praxe? (desculpa lá, o meu cérebro hoje está meio off)

Sunshine disse...

A favor! Aliás, sou praxista! :)

Queres desabafar? (Mesdo depois do que ja li no teu blog?)

Tomates e Grelos disse...

O que é certo é que há faculdades que não têm um código de conduta e outras que não o cumprem ou omitem regras importantes.

Sunshine disse...

O código da praxe é o mesmo para todos, no entanto, cada casa acaba por adaptar os seus próprios costumes!
Agora quem pertence a praxe devia ter no minimo a curiosidade de o ler, e acho que qualquer bom praxista e que se interesse minimamente pela praxe o lê por iniciativa propria... alias esta disponivel na net!

Tomates e Grelos disse...

Errado...não caias no erro de achar que todas as Universidades são iguais em termos de praxe.

Sunshine disse...

Eu nao disse isso! Disse que o codigo de praxe é o mesmo! Mas que os costumes variavam!

Tomates e Grelos disse...

Continuas errada. Não é o mesmo.

Sunshine disse...

Mas é baseado no mesmo. Queres mesmo discutir praxe comigo ? :P

Tomates e Grelos disse...

Não, não é baseado no mesmo.

Sunshine disse...

Claro que e! A praxe é uma tradiçao, logo, apesar das evoluçoes que possa sofrer, a intenção é nao se afastar muito das suas origens, apesar de ser incontrolavel...

Tomates e Grelos disse...

Estás redondamente enganada. Faz o seguinte, consulta os diferentes códigos da praxe, das diferentes universidades e compara.

Sunshine disse...

Ja comparei alguns... dai ter dito o que disse...

Tomates e Grelos disse...

Quais?

Filipa disse...

Se há coisa que não entendo é isso. Esse conceito das praxes.... Não consigo encaixar na minha cabeça onde é que isso intrega os caloiros. Desculpa somente uma opinião

Sunshine disse...

Tom: O do Minho, Porto e Coimbra.

F!l: Já alguma vez experimentas-te o que é uma praxe? E com uma praxe digo uma praxe mesmo, nao o que muitas pessoas acham que é praxe.
E o problema é mesmo esse, as pessoas nao perceberem o que. De uma forma muito simples, a praxe é praticamente um jogo psicologico que te obriga a cooperar, a ajudar e a falar com quem está ao teu lado, mesmo que nao conheças a pessoa de lado nenhum. E se fizeres as coisas direito, esta tudo bem, se nao fizeres terás consequencias. Se fores caloiro, dao-vos uma tarefa, se a tarefa aparecer bem feita, tudo optimo, se nao aparecer tens consequencias que podem passar por muita coisa, conclusao, consegues por um grupo de 300 pessoas a colaborar umas com as outras, sem se conhecerem de lado nenhum, porque isso é o melhor para todos e porque só assim terao bons resultados. Isto é um exemplo, algo mt literal, e na minha casa, tudo o que se faz em praxe acaba por ser uma "metafora" para a vida, acaba por te fazer perceber como é que as coisas funcionam. A praxe explica-se, mas só quem vive é que a percebe, e em praxe eu nunca fui obrigada a fazer nada, muito pelo contrario, em praxe eu fui ensinada a ser "mulherzinha" o suficiente para ter capacidade de dividir as coisas e perceber o que é praxe e os seus limites, do que deixa de ser praxe e passa a ser ridiculo.
P.s: Como consequencias de praxe refiro-me a brincadeiras, nao a nada de grave!

Tomates e Grelos disse...

A partir do momento em que dizes que são iguais, devias estar a fazer mais alguma coisa quando os leste...

Filipa disse...

Não fui praxada porque não frequentei o ensino superior. Mas sabes Sunshine eu até acredito que alguns cursos, algumas universidades isso até se aplique e alguns veteranos até sejam fixes e razoaveis. Como todos nós, como pessoas no dia a dia. Mas pelas expriencias que alguns amigos me contaram [e para eles foi uma expriencia incrivel] eu não consegui entender onde estava o fundamento dessa integração. O problema aqui é que nem toda as pessoas entendem os limites dos outros. e muitas vezes os caloires amendrontados por depois futuramente não terem amigos, e não se conseguirem intregrar no seio universitário acabam por se deixar levar. Mas como já disse é só a minha opinião. :) obrigada pela tua atenção. kiss *

Sunshine disse...

Tom: Menos ! :P

F!l: Entao se algum dia tiveres oportunidade acho que deve ser algo que deves experimentar, depois de quiseres continuas ou nao! E se poder ser na academia do Porto, ainda melhor! ;)
As pessoas nao sao todas varridinhas da cabeça para fazerem parte de algo onde sao mal tratadas! :P

Filipa disse...

claro que não Sun mas infelizmente a mensagem que passam para fora não é a melhor. Mas claro que não podemos colocar tudo no mesmo saco.
Em resposta ao teu desafio, não sei se alguma vez frequentarei a universidade. Sei que nunca é tarde demais, mas acho que a minha oportunidade já passou. Kiss